Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
postado por Hellz. em 22 setembro 2017

Setembro Amarelo: Conscientize-se da sua importância e originalidade no mundo

Outubro rosa, novembro azul... mas e o setembro amarelo? Você tá ligado que tá rolando? (eu sei que vim com o post mei tarde, mas antes tarde do que nunca, oks? HAHAH)

Pois é! Instaurado no país desde 2015, a campanha tem como objetivo a conscientização e prevenção acerca do suicídio, tema considerado tabu, mas que na real precisa ser posto na mesa e destrinchado o máximo possível. Já pensou quantos amiguinhos você pode ajudar só com a atitude de um compartilhamento de imagem, passando a mensagem "eu te entendo e tudo vai ficar bem"? Se não pensou, pense com carinho na possibilidade.

Durante este ano, perdi um amigo vítima deste mal. Embora você talvez pense que "o mal foi ele mesmo", queria que você abrisse um pouco a caixinha pra refletir sobre algumas questões:

- Você já se sentiu depressivo? Não aquela "deprê" que bate quando o livro bom acaba ou a série foi cancelada, mas algo hardcore mesmo. Do tipo que viver parece MUITO MUITO MUITO sem graça e que ninguém pode te salvar dessa maré bad vibe. Como uma possessão sem exorcismo disponível, aquilo toma conta de você e o indivíduo quase torna-se protagonista do que vai se desdobrar naquela hora de desespero.

- Mas, sério, vem cá: Você já sentiu como se estivesse absolutamente sozinho no mundo? Mesmo que tenha seus amigos e família, é como se ninguém conseguisse te tirar daquele estado. Simplesmente você se sente muito solitário. O caos instaurado na mente em ebulição a ponto de explodir.

- E a respeito da sua utilidade no mundo? Já esteve questionador demais sobre isso e a única resposta que consegue vem da voz caótica da depressão que só te diz coisas pouco amigáveis?

- O mais duro de se perguntar, porém... cá estamos, né mesmo? Você já teve vontade de dar fim a sua própria vida por N razões? Como se a única solução pra dor fosse deixar de existir?



Caso sua resposta tenha sido negativa a todos os tópicos, MARAVILHOSO. Sua saúde mental anda redondinha e eu fico super feliz por isso. YOU ROCK, GIRL! Mas se, infelizmente, você respondeu sim ao menos a uma das minhas perguntas... Vamo conversar?

Eu não sou profissional da psicologia/psicanálise, mas eu sou uma heroína sobrevivente igualzinha a você que tá passando por alguma situação mentalmente difícil. E é difícil mesmo. Quando o vizinho tá incomodando, simplesmente é só dar um tchauzinho pra ele e ir pra casa feliz. Mas quando o que nos incomoda tá dentro de nós mesmos, a parada é pesada e confusa mesmo.

Embora eu recomende SIM que você procure ajuda profissional caso necessário, queria dizer outras coisas também:

Não existe outro de você nesse mundo. Podem haver outras Amandas, Julianas, Fabianas, Brunas e tudo mais, mas nenhuma vai ter a sua energia, a sua personalidade, a sua experiência, as suas digitais ou ter visto as mesmas coisas que você viu durante a sua vida. Né incrível? Magina como o ser humano é incrível, cara. Você deve ter um monte de história legal pra contar, não vai parar de se permitir viver mais algumas, né? E olha... se você tá aqui até hoje, já passou por um monte de dia ruim e continua aqui firme e forte (ok, talvez não tão firme, mas isso tem jeito, oks?). E a real é essa: Dias ruins passam. Mas o mundo precisa que você fique pra aproveitar a festa com todos os outros! E o mais legal da festa é que todo mundo é diferente, original, único e queremos celebrar exatamente isso. Nossa bizarrice coletiva!

Viver é meio problemático sim. Mas talvez se não o fosse, não seria tão legal. Viver num mundo problemáticas a resolver, só seguindo dia após dia seria muito fácil. E o mais mágico é que todo problema tem uma solução. Se você não consegue encontrar uma agora, te garanto que irá, nem que eu precise entrar no circuito e pensar numa coisa que realmente faça sentido. Nós vamos conseguir!


E ó: Você é importante. Sem você o quebra-cabeça não estará nunca completo.


Caso queira conversar com um especialista, ligue 141 gratuitamente.
















32 comentários:

  1. Que show de post, e super importante! O setembro amarelo é um evento ótima pra a gente conversar disso, e confesso que não respondi "não" em todas as perguntinhas. Procurar a ajuda de um profissional é sempre bom, ou até alguém pra conversar. Os dias ruins passam e as vezes a gente não consegue perceber isso sozinhos :)

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Estou começando agora com meu blog.
    Simplesmente de aplaudir a sua iniciativa de falar sobre esse assunto aqui nessa esfera... com certeza vai ajudar muitas pessoas que precisam, e conscientizar as que desconhecem o assunto.
    Já estou te seguindo. Poderia me ajudar e me seguir também?
    Blog Misto Quente

    ResponderExcluir
  3. Muito o artigo é um pouco novo esse assunto do setembro amarelo para mim mas gostei do tema

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito importante está campanha do setembro amarelo. Desde os compartilhamentos de post's no facebook, como o 141 para falar com um especialista. É disso que o mundo precisa né? Empatia, amor.
    Depressão não é brincadeira, não é drama. Eu, você e todos nós somos importantes, sim!
    Beijoss!!
    https://velharanzinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Hells! UAU que texto incrível! Acho que quanto mais a gente falar do assunto melhor sem duvida e essa postagem ficou sensacional, adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. essa campanha é extremamente importante! devemos nos conscientizar e discutir mais as doenças psicologicas/ psiquiatricas que ainda sao tabu e continuam matando mt gente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Hellzinhaaaaaaaaaa!!!

    Você é demais, sabia?
    Iniciativa excelente, texto maravilhoso (como sempre!).

    Estava com saudade de vários blogs, mas vir aqui - sensação única!

    Boa semana!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  8. Muito importante, eu acho super importante essa data, é um alerta e que acontece com muita gente. Amei seu post.

    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  9. Essa campanha é muito importante, ajuda profissional e o amor da família é essencial! Suas dicas são valiosas!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  10. Essa campanha é bastante importante para todos, é um alerta que tem que ser sempre lembrado e divulgado, Hellz bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    AMEI seu post, achei sua iniciativa de conscientização e de divulgação da campanha muito bacana, eu gosto muito de falar sobre esse tema, inclusive participei de algumas campanhas no twitter e na faculdade. É um tema que eu realmente acho deve deixar de ser um tabu e as pessoas precisam falar sobre, sabe? Principalmente pelo fato de que o suicídio na maioria das vezes é cometido por jovens entre 15 e 29 anos, "pessoas de cabeça fraca" e sem muita instrução e em grande parte das vezes este ato está atrelado a transtornos mentais e de auto aceitação, como a depressão e a homossexualidade, enfim, arrasou no post <3 beijos!!!

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Obrigado querida!

    E obrigado por me dares a conhecer este projeto. Não conhecia, de todo! Somente conhecia o Outubro rosa e o Novembro azul. Acho fundamental falar-se disto como forma de alerta. Já tive com uma depressão enorme, sim, e confesso, também, que isto do suicídio me passou pela cabeça, embora que de forma mais "suave". Depois de estar "curado" e de ter encontrado o equilíbrio descobri que a vida é linda demais para que a possamos parar!

    Obrigado uma vez mais <3

    NEW REVIEW POST | Your Face Deserves: CLEANING, HYDRATION AND LUMINOSITY!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  13. Hellz, seu post está ótimo! Tomara que mais pessoas consigam se conscientizar disso e que tenha ajudado alguém!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  14. Oi, Hellz!
    Alguns anos atrás eu teria respondido sim a todas as tuas perguntas, mas graças a ajuda de um amigo e umas mudanças de ares hoje em dia eu respondo que não.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  15. Até me emocionei lendo esse post!
    Respondi 'sim' pra várias tópicos alí e sei o quão complicado é isso.
    Mas bora lá, é como você disse, todos nós somos importante. Vamos celebrar nossa bizarrice juntos!! :D
    Ah, vi que você conheceu a Thami, adoreeeeeei esse encontro ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amei seu post, tenho certeza que vai tocar o coração de muitas pessoas, assim como tocou o meu. Precisamos de mais sensibilidade para conseguirmos lidar com isso e ajudarmos a nós e outras pessoas também. Beijos
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  17. Olá querida! Cheguei aqui. Acho que é minha primeira vez nesse blog. E vou te dizer achei um tanto interessante. Quando eu soube o que era o setembro amarelo achei bastante interessante botarem sobre esse assunto para ser refletido. Porque nem sempre há pessoas que param para pensar nessas coisas. As pessoas se esquecem de focar que todo ser humano tem alguma coisa original e um dom que pode fazer uma grande diferença neste mundo. Apesar dos defeitos humanos a gente pode focar no lado bom que temos e deixar esse se sobressair. Eu sempre vou ajudar alguém que esteja passando por um momento difícil se eu estiver sabendo. Mas imagino que a pessoa devia estar passando por um sentimento tenso a ponto de querer se suicidar e não que seja um drama. Cada um tem seus motivos. Gostei do post, lembrar dessas coisas sempre é bom. É bom também saber que existem pessoas que se preocupam com isso.

    Snack Cheese | Porquinhos fofinhos. (っゝω・)っ~☆v i s i t e - n o s☆

    ResponderExcluir
  18. Oi Hellz, importante DEMAIS o seu post. Todos somos igualmente importantes, não podemos deixar ninguém pensar diferente. <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  19. Olá :)
    Esta campanha é muito boa!
    Eu mesmo, conheci duas pessoas que desistiram de suas vidas pois não tiveram ajuda com seus problemas :(

    Beijos e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho ansiedade e tive uma pré depressão no começo do ano, não é fácil se sentir um fardo pra sociedade e ter que analisar se você é real útil no mundo, é uma pena que as pessoas muitas vezes não conseguem entender isso. Mas essas campanhas já são uma mão na roda né? Eu me sinto privilegiada de perto de mim ninguém nunca ter cometido suicídio apesar de estar cercada de pessoas com os mesmos problemas psicológicos que eu. Seu texto foi ótimo Helô ♥

    Te respondendo lá do blog:

    - Vivo bem com a arritmia, como falei convivo com isso desde os 6 anos HAHAH Meu coração só bate algumas vezes mais que o necessário e dispara com facilidade quando não estou medicada de resto vida que segue HAHAHA

    - MEUS DEUSES!!! Helô você é minha irmã gêmea perdida??? Porque não é possível tanta gente achar que você sou eu (mesmo que tenha sido outra Carla HAHAHAHA). Eu já te montei na minha cabeça sabia? Na real, te imagino apenas um pouco mais alta que eu (eu tenho 1,52 HAHAHA).

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  21. Depressão é um assunto muito sério, que as pessoas dão pouca importância, convivo com isso desde os 13 anos (minha mãe tem) e é muito difícil não saber como lidar e se sentir incapaz de ajudar, mas apoiar e ouvir sao as melhores coisas s se fazer.

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  22. Oi, Hellz!

    Que postagem bacana! Parabéns! Assunto super relevante...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante o post..Assunto muito importante de ser tratado. Depressão é assunto sério que precisa ser discutido

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Amei o post. O suicídio é tão sério e tem gente que gosta de usar religião como forma de fazer outra pessoa aturar seus infernos internos. Me doi mt ver a falta de empatia e ver que quase ninguém faz nada para ajudar o próximo.
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Amamos o post, essa campanha é muito importante para conscientizar as pessoas, tanto quem está passando por isso quanto para quem conhece alguém que está, assim pode ajudar a pessoa a buscar um profissional para se cuidar!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que maravilhoso esse post. <3
    Eu já tive depressão e foi uma experiência aterrorizante. Não só pra mim, mas também para o meu irmão (que mora comigo) e me viu naufragando aos poucos. Apesar de achar a campanha extremamente importante, eu fico triste com o tratamento que as pessoas com depressão recebem nos outros meses do ano. As pessoas ainda precisam aprender muito sobre como lidar com situações como essa.
    Parabéns pelo texto. :)
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  27. Sou totalmente a favor de posts como o seu, um vívido apoio à campanha Setembro Amarelo. Posso dizer que eu também sou heroína sobrevivente como você, e por mais que seja díficil, vale a pena.
    Beijooooo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo post. Tb sou heroína sobrevivente e tem momentos dificeis mesmo.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY |
    YOU TUBE

    ResponderExcluir
  29. Difícil comentar num post de Setembro Amarelo quando eu quaaaase não vi esse setembro chegar por esse exato motivo. Ainda tô naquela fase de não saber se devia ter feito ou não, mas é aquela coisa de "faça o que eu digo, mas não faça o que eu paço": todo mundo REALMENTE importa! É o que você disse, só existe um de cada um nesse mundo, e esse um tem o seu "tchan", sempre tem!
    Sinto muito pelo seu amigo, Hellz. Nem consigo imaginar como você ficou com tudo isso. Sei que essas coisas não passam da noite pro dia, mas espero que você esteja bem (com tudo, na verdade).
    Um beijo! Vários!

    ResponderExcluir
  30. Tu comentou desse teu post e eu vim correndo ler! Que texto maravilhoso e que bom saber que existem pessoas como você. Precisamos acreditar na dor do outro, sei que não é fácil lidar com tudo isso, com todas as dificuldades, mas a gente não pode desistir. E eu sinto muito pelo teu amigo, Hellz!

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  31. Depressão é uma assunto sério, infelizmente existe pessoas que não entendem isso.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Aqui é a área do BEING YOU e você tá com a palavra, hein? BORA!