Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
postado por Hellz. em 13 setembro 2018

Sobre o respeito e a política em tempo de campanha eleitoral

Feed de facebook, por mais que soe como algo raso, vez ou outra sempre me traz alguma reflexão pertinente. E, afinal, onde venho divagar? EXATAMENTE AQUI! hahaha

Muitos levantam a bandeira de que deve-se evitar se desfazer de amizades por conta de opiniões políticas contrárias a sua. Entretanto, essa semana, me deparei com um texto que dizia:
"Parem de fazer o desserviço às relações humanas dizendo que não se acaba amizade por questões políticas, como se as eleições fossem um evento alheio às nossas vidas. Sentirei muito se você quiser ir embora, mas simplesmente vá."

Ok, bem legal. Mas e sobre o princípio primordial do respeito, base de tais relações humanas? Ele não conta? Eu tenho realmente que querer amordaçar o outro às minhas opiniões para que sejamos amigos? Esse é o tipo de reafirmação que eu necessito pra achar que minha opinião realmente vale?

Exemplo simples: Eu não apoio o Bolsonaro, ponto. Vejo rios de informações vindas neste mesmo feed de facebook já citado e tudo ok. Eu não vou brigar com você por isso, não vou te excluir, não vou te xingar e nem te bloquear. Por mais que eu mesma não concorde com o que você tem a dizer e eu possa até te achar pouco sensato, existe um fenômeno simples e milenar que pode nos auxiliar nessa hora: Há uma técnica mágica onde podemos sim obter uma informação, ignorar e prosseguir com a vida. Sério que a sua opinião é tão sensível que você não consegue seguir o baile discordando de alguém sem necessariamente começar barraco?

As relações humanas são tão complexas, cheias de viés e vertentes. O amor é tão difícil de ser cultivado, manter o afeto é uma tarefa diária e a construção vem dia após dia. Vale a pena mesmo jogar fora a sua afeição por alguém só porque você não quer respeita-la? E ainda mais por causa de POLÍTICA, gente? Campanha eleitoral passa. Just remember.

Outro ditado altamente recomendado é: Se não aceita algo, ao menos respeite.





19 comentários:

  1. exatamente, acho oq o bolsonaro apoia um absurdo mas com a violencia só perdemos a razao... a questão é argumentar bem porque aí sim esses maus políticos nao conseguem sustentar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Tenho asco do Bolsonaro, ele é a personalização de tudo que eu acho errado. Nada justifica violência, tanto da parte dele com suas palavras ofensivas e de ódio, quanto qualquer agressão física.
    As pessoas vivem em dicotomia, como se tudo fosse preto no branco, mas não é assim. Tudo que é radical faz mal, mesmo as opiniões.
    É a base para se viver em sociedade é o respeito mutuo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    tudo bem?
    Que post foda. Ta certa cara, se não gosta, pelo menos respeite.
    Imagina se por futebol ou desfazer amizades?
    Hoje em dia na internet é muito " se não for minha opinião foda-se a sua"
    Chatice!

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  4. se sabe que eu nem assisto tv aberta porque nao aguento tanto falatorio de politica!
    ja vi gente desfazendo amizade por conta de politica!
    ninguem e obrigada a concordar com as mesmas coisas que vc! mas podemos ter respeito um pelo outro ne!!!
    muito legal tudo que vc escreveu! parabens pelo post

    ResponderExcluir
  5. Palavras sábias! Por muito dispares que sejam as posições, há sempre forma de respeitar a posição do outro.

    Beijinhos,

    Daniela
    https://www.palavrapadrao.com/

    ResponderExcluir
  6. Menina, eu simplesmente me desacostumei a mexer no Facebook, então to por fora de tudo o que o povo tá comentando, mas agora nessa época de eleição, até prefiro ficar longe mesmo, hahaha! Pra quem curte ver o feed do Facebook e tal, eu sugiro que vá na publicação e oculte pra não aparecer mais pra você. Ainda bem que o Facebook tem esses recursos né? Hahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Hellz!

    O post não poderia ser mais atual! Hehehe
    Também andei pensando neste assunto nas últimas semanas, devido ao momento que estamos vivendo...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  8. Hellz, eu concordo contigo nessa! Não apoio esse cara (aliás, nenhum político, independente de partido), mas respeito a opinião dos outros, mesmo discordando.
    Essa coisa de não saber respeitar, bloquear, etc, é coisa de gente mimada que não sabe aceitar opinião alheia. E mesmo que seja um "amigo", se agir assim, prefiro que se afaste mesmo.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Oi! Nossa o facebook mostra o melhor e o mais improvável das pessoas né. Eu não imaginava que essa eleição ia render tanto.
    Primeira visita ao seu blog, te seguindo :)
    Blog É da Rosa 😊Instagram

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente as pessoas andam muito loucas. Vejo guerra no Facebook e principalmente no Twitter. Detesto o Bolsonaro, o Lula e cia e nem por isso saio brigando com as pessoas.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre fui uma pessoa que não gosta de se meter em confusão e que evita ao máximo falar sobre alguns assuntos, principalmente porque algumas pessoas não sabem argumentar e fazer um bate papo gostoso. Elas sempre levam para o pessoal e tentam nos fazer pensar como elas. Sempre respeitei a opinião dos outros, e sempre tive a minha. Acho que isso é primordial na vida: saber que nem todo mundo pensa como nós e que tudo bem. Afinal o que seria do mundo se todos fôssemos iguais!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, tenho tentado me calar muitas vezes e está sendo a melhor resposta. Mas é bem difícil quando muita gente fica espalahando boatos falsos ou quando a opinião contrária é um desrespeito a algo que acredito.

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ontem eu vi um vídeo no Facebook em que fizeram uma paródia da música "Eduardo e Mônica" da Legião Urbana, a música dizia que o casal havia se separado por que tinham ideias políticas contrárias. Pegando uma brecha no assunto do seu post, não são apenas amizades que acabam por causa de politica, casamentos também, haha. E eu concordo com vc, acho que não apenas quando se trata de política, mas, qualquer opinião contrária à minha merece respeito. Acho que quem não ouve ideias contrárias, está condenado a viver sempre na sua redoma e nunca vai pensar fora da caixinha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  14. Eu não consigo concordar com isso de que "campanha eleitoral passa"... Política não é só campanha eleitoral! O brasileiro tem como resquício da ditadura essa visão de que política não se discute, que é algo que acontece a cada 2 anos por 2 meses, mas concordo com essa citação que você colocou aí... Política é nossa vida! Determina tudo, sabe? Não é só votar 13 ou 18, é um desfile de Carnaval cuja marchinha crítica estruturas sociais básicas que algumas pessoas não vêem, é não comprar em marca X porque apoia causas que são anti-causas, é não ser obrigado também a aturar gente que, mesmo com toda essa informação, tá do lado de político desinformado. Porque quando a pessoa tem acesso ao que ele é e ainda o apoia, surpresa!, é porque ela é aquilo também.
    Esse tipo de gente não quero na minha vida. Meu lema é o contrário: não estragar minha visão política por causa de amizade (o que não preciso fazer, meus amigos estão todos dentro da bolha)!

    ResponderExcluir
  15. Olha Hellz
    vc falou exatamente o que tem que ser falado!
    É horrível. Vou te falar a verdade, não emiti minha opinião no facebook - só no twitter mesmo kkk - mas concordo em partes com o Bolsomito (apesar de, na real, querer de fato um candidato que está com percentual muito baixo) e não em tudo... O problema é que não gosto do Ciro, do Haddad e do Boulos.. .Mas eu respeito, Hellz, não excluí ninguém por causa disso não kkkk
    E´nois amiga
    saudades daqui <3

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  16. Jornal Informal

    Eu não apoio nenhum candidato político. Pronto falei! huahuahuahua
    Meu feed de notícias anda tão chato. E se bem que eu mesma não fico tanto tempo no facebook, temos uma vida offline que é muito mais divertida. O problema é que as pessoas acham que todo mundo tem que engolir seu candidato político sem nenhum senso, ou noção. E não é assim, cada um de nós tem uma opinião diferente, por mais que tenhamos opiniões que se "parecem".
    Eu li no facebook, uma frase muito legal que se encerrava assim: "todos nós queremos o respeito de poder obter nossas opiniões, mas no final ninguém respeita ninguém". E é isso que reflete a nossa política hoje.

    ResponderExcluir
  17. Também me peguei divagando sobre esse mesmo assunto. Tenho um amigo que está muito louco com as questões políticas e quer fazer todo mundo engolir a opinião dele como se fosse a única verdade. Isso tem me irritado um pouco e tento relevar, mas ele mesmo tem se afastado da gente porque não concordamos com ele. Nesse caso não tem muito o que fazer.

    Te indiquei em um tag!
    Sunshine Blogger Award

    ResponderExcluir
  18. Eu acho tão ridículo quando as pessoas fazem aquele post de enquete e colocar na legenda "e só para conferir uma coisa aqui" e no fim sempre acaba por desfazer amizade com quem apoia o candidato que ela odeia. As pessoas hoje com politica parece as minhas crianças da creche a discutir na hora de escolher o livro da leitura da tarde, tem que ser o que elas querem e se não for elas ficam amuadas com os coleguinhas que escolherem o outro livro.
    E aquilo respeito, só é preciso fazer isso sobre as opiniões contarias

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, infelizmente o respeito está passando longe dessas eleições e as pessoas estão perdendo os limites.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Aqui é a área do BEING YOU e você tá com a palavra, hein? BORA!